Páginas

Pesquisar No Blogger

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Receita de Alfajor Argentino

Receita de Alfajor Argentino



Guloseima mais consumida na Argentina, o alfajor, embora seja um doce típico do país, não tem origem na terra do tango; Mas, sim, na cozinha árabe. Nascido na cidade de Andaluzia, tradicionalmente era produzido com amendôas, mel e avelã. Seu nome vem da palavra “al-hasur”, que em árabe quer dizer recheado. Foi chamado também de alaju, até chegar às ruas da Espanha e ganhar, por fim, o nome que leva hoje, alfajor.
Na Argentina os saborosos alfajores fazem parte integral da rotina dos nossos hermanos, que nunca perdem a oportunidade de pararem em um café ou doceria da cidade para apreciar o doce.
Deu água na boca? Felizmente você não precisa ir tão longe para degustar essa tentação, é só conferir abaixo a receita de como preparar um autêntico alfajor argentino:
Alfajor Argentino:
Ingredientes:
1 xícara (chá) de açúcar refinado (180g)
1 colher (sopa) de açúcar de baunilha
1 colher (café) rasa de fermento em pó
1 ¾ xícara (chá) de farinha de trigo (210g)
2 xícaras (chá) de amido de milho (200g)
200g de manteiga extra sem sal, gelada e bem picada
3 gemas de ovos médios (50g), peneiradas
1 colher (chá) de essência de baunilha de boa qualidade
1 colher (sobremesa) de raspas de limão (opcional)
Recheio:
1 lata de doce de leite em ponto de corte
350g de geléia de damascos
500g de brigadeiro escuro ou branco
500g de ganache ou trufa de sua preferência
Banho de Chocolate:
250g de chocolate cobertura ao leite
250g de chocolate meio-amargo bem picado
Modo de Preparo:
Em uma tigela grande coloque os açucares, o fermento em pó, a farinha de trigo, o amido de milho, a manteiga e amasse com a ponta dos dedos ou bata no processador até obter uma farofa úmida. Junte as gemas, a essência e amasse delicadamente com a ponta dos dedos ou bata novamente no processador até obter uma massa lisa e macia. Por último, agregue as raspas de limão e envolva bem.
Embrulhe a massa obtida em papel alumínio ou filme plástico e deixe gelar por uma hora ou até que esteja bem firme. Abra porções da massa entre duas folhas de plástico na espessura de 5 mm e corte os alfajores com um cortador redondo de 5 ou 6 cm de diâmetro.
Distribua os discos de alfajor sobre chapas de alumínio ligeiramente untadas com manteiga e polvilhadas de farinha de trigo, e asse-os em forno preaquecido à 170ºC até que estejam levemente dourados. Deixe esfriar sobre uma grade, aplique o recheio e decore a gosto.
Montagem dos Alfajores:
Utilizando um saco de confeitar com bico perlê médio, distribua o doce de leite sobre um disco de alfajor e una com outro disco por cima, pressionando delicadamente. Em seguida, banhe os alfajores em chocolate derretido e resfriado e deixe secar. Por último, embale como desejar. Rend: 36 unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário